O João Rodrigues desenvolve sobre o conceito de poder de mercado, que consiste em A obrigar B a escolher o que é mais vantajoso para A.
O que eu não consegui perceber, são os problemas que advêm do poder de mercado. Nenhuma empresa tem o poder de exigir o preço que bem entender aos consumidores. Pela pura e simples razão, que os consumidores não têm uma impressora de dinheiro debaixo da cama. Ao contrário do governo, que dorme com uma. Se o preço for demasiado elevado, o produto pura e simplesmente não vende.
Não significa isto que não existam "distorções éticas" (penso que é sobre isto que o João tem vindo a falar) no preço de um determinado producto. Mas as alternativas que eu conheço são: (i) chamar o governo ao barulho (com as vantagens e desvantagens inerentes) ou (ii) dar a cada um uma impressora como em tempos reclamou celébre economista do PCP, Odete Santos de seu nome.
Num outro post, o João chama a atenção para as transacções desesperadas que ocorrem na venda de orgãos. Não precisava de ir tão longe, tinha um exemplo mais perto. Experimente chamar um canalizador quando tem uma fuga em casa, um serralheiro quando se esqueceu das chaves dentro de casa ou mudar a fechadura quando a mesma foi arrombada. Nessa situação as pessoas estão também desesperadas (no sentido em que necessitam mesmo de resolver o problema). A título de exemplo, quando me assaltaram o apartamento houve uma empresa que me pediu 300 euros para instalar uma fechadura naquela tarde, ou 180 se fosse só no dia seguinte.
Todas estas "distorções éticas" nos preços nos parecem injustas, no mínimo. Mas existem alternativas melhores ? Que eu saiba, não.
terça-feira, 14 de agosto de 2007
8h25 Update
After some pain and sweat I was able to determine that it was the hard drive that suddenly decided to exist no more.
But the nice people at ActiveMedia offered to replace it, despite the six months warranty for the robot was already over. Now, if only they could design their robots a little better....
But the nice people at ActiveMedia offered to replace it, despite the six months warranty for the robot was already over. Now, if only they could design their robots a little better....
terça-feira, 7 de agosto de 2007
Guess what
On top of not being able to plug in anything to the onboard computer of the robot, yesterday the hard drive committed suicide. Either that, or the BIOS just went cocoo. It does not really matter since I had already came to the conclusion that the onboard computer was of no use at all.
Yeah, ActiveMedia Robotics sucks.... Big time !
Yeah, ActiveMedia Robotics sucks.... Big time !
Subscrever:
Mensagens (Atom)